A criança participa e é inserida na vida social à medida que aprende a comunicar-se, fazendo uso de diferentes linguagens para se expressar, nas mais diversas situações cotidianas. Por isso, na Escola Espaço Natural, oferecemos diversas experiências, pois, reconhecemos que as crianças, desde pequenas, devem ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipótese e compartilhar conhecimentos.
Na Educação Infantil, além de ser importante para a formação do sujeito, o trabalho com a linguagem é essencial para a interação das crianças, tanto na orientação das suas ações cotidianas como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.

o-que-e-psicomotricidade-na-educacao-infantil-tricae
É nessa fase que se consegue perceber o desenvolvimento das capacidades da criança de expressar-se e comunicar-se, utilizando a própria linguagem ou outra do meio em que vive.
O trabalho com a linguagem oral na educação infantil deve ser desenvolvido visando tornar práticas recorrentes no espaço escolar com atividades de contar histórias, cantar, repetir canções ou parlendas, ensaiar para apresentações etc.
Em vista disso, a Educação Infantil deve propiciar um ensino de linguagem escrita que a criança consiga” compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem”. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. P. 122.V.3).