A psicopedagoga Carla Maia explica que quando os pais estão tranquilos de que tudo vai dar certo na adaptação da creche ou da escola, as crianças também se sentem da mesma forma.adaptacao

Confira no vídeo abaixo. Segurança é a receita do sucesso na adaptação escolar A psicóloga Cynthia Boscovich também ressalta que os pais devem estar seguros em relação à creche ou à escola que escolheram. “A partir do momento que você confia no estabelecimento, se sentirá tranquilo para delegar os cuidados com seu filho.

Ao sentirem-se assim, naturalmente os pais passarão segurança para a criança, que terá mais facilidade para se adaptar ao ambiente, aos coleguinhas e aos professores”, diz Cynthia, que ainda sugere uma adaptação gradativa. “A adaptação deve ser feita gradativamente – e a Escola é muito importante neste momento. Os profissionais devem ir tirando os pais aos poucos da sala de aula, até o dia em que deixam a criança com a segurança de que ela está bem, e que a criança também se sentirá bem”.